Pureza e beleza define as pérolas, que simbolizam requinte e elegância e são consideradas clássicas e estão entre as queridinhas das mulheres. E existem diversos tipos de pérolas, algumas menores, outras maiores, mais redondas, compridinhas. Todas elas são formadas no interior de ostras, se na água salgada, ou em mexilhões, se em água doce.

Veja aqui os diferentes tipos de pérolas:

Pérolas de ÁGUA SALGADA

Pérola Akoya – São as mais tradicionais e vistas por aí, sendo redondas com até 7 milímetros de diâmetro. São de água salgada e cultivadas na sua maior parte no Japão. Às vezes também podem ser encontradas em mares da Coréia, China e Sri Lanka. Possuem diversas cores e tons, como o dourado, azulado, acinzentado e rosado, mas a maior parte encontrada é branca.

Pérola South Sea – São cultivadas no Taiti, Austrália e Filipinas e provenientes de ostras grandes, as quais proporcionam tamanhos grandes de pérolas, sendo redondas entre 8 e 15 milímetros de diâmetro. As pérolas South Sea são as maiores e mais raras pérolas cultivadas. Isso acontece porque a ostra que produz as belas pérolas South Sea, a Pinctada Maxima, vive somente em uma pequena área do oceano conhecido como South Sea. Essa área privilegiada, localizada entre os oceanos Índico e Pacífico, é extremamente limpa e recheada de plâncton, principal alimento da Pinctada Maxima. São encontradas nos vários tons entre o branco e o dourado.

Pérola Tahiti – Estas são as famosas pérolas negras. Redondas, de tamanhos que vão de 8 milímetros a 14 milímetros de diâmetro, mas podem ser maiores. Têm tons escuros, como verde escuro, azul petróleo, cinza grafite e roxo.

Pérolas de ÁGUA DOCE

Encontradas em rios e lagos, têm o tamanho muito variado e as cores também. Foi o Japão que as pérolas de água doce ficaram conhecidas mundialmente, mas hoje é a China o maior produtor mundial. As pérolas de água doce não são totalmente esféricas, perfeitamente redondas, mas é difícil ver isso a olho nu.

Pérola Arroz e FreshWater – Também conhecidas como pérolas Keshi (“papoula”), são pequenas e podem ser arredondadas ou compridas, por isso possuem esse nome. A maior incidência é na China, encontradas em água doce, cultivadas em rios e lagos. Foram muito usadas na moda dos anos 80 para montar colares com 30 ou 40 fios torcidos.

Pérolas Barrocas – São as pérolas que não possuem forma geométrica definida, pois, durante o cultivo, não saíram conforme o esperado e não atingem 75% de esfericidade. Elas podem ser encontradas em água doce ou salgada e em uma ampla gama de cores e tons.

FORMATOS DAS PÉROLAS

As pérolas possuem diferentes formatos. Quanto mais redonda a pérola for, mais rara e maior será seu preço. Os formatos vistos são os redondos e ovais. Recentemente as pérolas barrocas voltaram com a força às maiores tendências de moda. Aqui vão alguns dos principais formatos de pérolas.

Pérola redonda – é de formato completamente redondo aos olhos.

Pérola praticamente arredondada – aos olhos de quem vê é praticamente redonda, um pouco mais achatada do que completamente redonda. É um pouco mais alongada do que circular.

Pérola gota – as pérolas em formato de gota são simétricas e arredondadas na parte inferior.

Pérola semi barroca ou barroca – consideradas todas que são assimétricas e que possuem formato irregular. É completamente visível aos olhos a sua assimetria.

Pérola oval – são simétricas, mais alongadas/achatadas do que as redondas.