Os diferentes tipos de aliança pelo mundo

giovanaromana331

As alianças representam a união e os laços entre duas pessoas que estão constituindo uma família e consagrando uma relação através do casamento. As tradições mudam de acordo com o país ou continente, porém o que todos eles têm em comum é o par de alianças. A palavra aliança, como o nome já diz por si só é um pacto e um acordo entre duas pessoas, e no contexto de um casamento a aliança celebra o amor, a união e a confiança.

 

Os primeiros a usarem o símbolo da união foram os Faraós do Egito. E na época significava eternidade, era como uma promessa pública de honrar um compromisso ou um contrato.

 

Os anéis eram muito respeitados na cultura egípcia e acreditava-se que usá-los no 4º dedo era ideal, pois é o dedo que liga uma veia especial que se conecta diretamente ao coração da pessoa que a usa. E este foi um dos motivos que levaram a ser o dedo oficial para se usar a aliança de casamento.

 

alianca-casamento-romana-1

Anel romano para simbolizar união entre duas pessoas que se gostam ou para selar negócios.

 

Como você pode ver, o uso de aliança entre os casais é uma tradição antiga, que demonstra a união no casamento. O termo aliança vem do latim alligare, que remete o símbolo de união, como um pacto e acordo.

 

Na Grécia

 

Alexandre, o Grande, foi o responsável por introduzir o uso de alianças na Grécia. As alianças então eram confeccionadas em ferro imantado, o que garantia que os corações dos noivos permanecem para sempre conectados, mantendo a atração. Daí veio a tradição de usar-se a aliança de casamento na mão esquerda.

 

anelegipcioalianca

Aliança de ferro imantado usada pelos gregos.

 

Existem relatos que os gregos foram os precursores em divulgar e aumentar a tradição da aliança de casamento. Na Grécia, a aliança era um sinal de cuidado e afeição.

 

Na Europa

 

Anel de poesia, assim que eram chamadas as alianças de casamento há vários séculos atrás na Europa. A aliança era dada de presente á uma pessoa querida, como forma de promessa e fidelidade, significado e amor.

 

O “anel de poesia” era oferecido como símbolo de uma promessa de união eterna. Hoje em vez do anel de poesia, as alianças de casamento hoje são oferecidos como uma promessa de casamento eterno.

 

O símbolo de aliança é o mesmo no mundo inteiro?

O símbolo da aliança não muda, mas cada país adaptou a joia à sua cultura.

 

 

Brasil

 

Os brasileiros costumam seguir a tradição católica, ou seja, usar uma aliança de ouro amarelo na mão direita durante o noivado e, ao oficializar o matrimônio, mudar para a mão esquerda. O uso no dedo anelar é pelo fato de que antigos diziam que era o dedo cuja veia ia direto para o coração.

 

Estados Unidos

 

Já os homens americanos tem o costume de presentear a mulher no noivado com um solitário de diamante e não usa aliança até o casamento.

 

Espanha

 

Os casais espanhóis têm a tradição de colocar a aliança de casamento na mão direita, ao invés da esquerda. No noivado, a escolha da mão para utilizar a aliança fica a critério do casal.

 

Colômbia

 

Nada pode ter pérola na Colômbia, não importa se é aliança ou anel de noivado, porque lá acredita-se que a pérola traz má sorte.

Irlanda

 

Na Irlanda, uma tradição do país é o anel de Claddagh, uma joia de ouro amarelo com um coração e uma coroa em cima. Em casamentos, ele é usado na mão esquerda, com a coroa apontando em direção aos dedos das mãos, o que significa que o coração da mulher que usa é totalmente comprometido com alguém.

 

amor-anel-de-moda-novo-estilo-homens-das-mulheres-unisex-de-prata-banhado-a-banda-promessa

Anel de Claddagh

 

Irã

 

Já no Irã o anel pode ser usado em qualquer dedo do lado esquerdo ou no dedo anelar direito, entretanto, não é um símbolo obrigatório do matrimônio.

 

Sri Lanka

 

No Sri Lanka, o noivo usa o anel de casamento na mão direita e a noiva deve usar no anelar da mão esquerda.

 

Casamento Judaico

 

A tradição no casamento judaico é de que a aliança deve ser colocada no dedo indicador da mão mais forte da noiva, na canhota ou na direita. Sem interferência de luvas, caso estiver usando alguma, mas diretamente em seu dedo.

 

Antes de colocar a aliança, o noivo recita a seguinte frase:

 

“Com este anel, tu és consagrada a mim conforme a lei de Moshê e Israel” e as testemunhas falam: “Está casada”.

 

Na Ásia

 

Um tipo diferente de joia era usada como aliança na Ásia, e que era bastante complexa, conhecida como “anéis puzzle” ou também conhecida como quebra-cabeças. Essas joias poderiam ser montados e desmontados apenas por pessoas que conhecessem o seu segredo: geralmente, só os maridos.

 

anel-puzzle

Anéis puzzle

 

A história fala que era usado esse “segredo” nas joias, porque era uma forma dos maridos garantirem que as esposas não iriam tirar as alianças enquanto eles estivessem ausentes. O marido saberia que a esposa teria sido infiel retirando a joia enquanto ele esteve fora, já que ela não saberia encaixar as peças da aliança de forma correta novamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *