A diferença entre Joia e Semi Joia

giovanaromana192

Os acessórios são peças chave para complementar um look e toda mulher gosta de acessórios. Sejam eles lenços, bolsas, sapatos, echarpes ou então as joias: brincos, pulseiras, colares. Algumas mulheres não ligam de usar bijuterias, outras já preferem as semi joias, e existem ainda aquelas mais sofisticadas e exigentes que preferem joias, devido a qualidade e ao investimento que é feito ao comprar uma joia.

Quando falamos do conceito de joias e semi joias as duas soam familiar para muitos, entretanto nem sempre as pessoas sabem quais são as diferenças entre elas. A composição é um dos principais fatores que diferenciam as joias e as semi joias.

JOIAS

Com um design próprio e único as joias se diferenciam. Elas são feitas com materiais nobres e legítimos, como os diversos tons de ouro e a prata. Também são confeccionadas com pedras preciosas como o diamante, o rubi, a esmeralda, as safiras, entre outros. Ao comprar uma joia você está investindo em um bem seguro, sem falar que pode ser passada de geração para geração intacta.

Não é somente pelos materiais que as joias são valiosas. O processo de concepção de uma peça requer profissionais com vasta experiência, pois não é bem assim para confeccionar uma joia é preciso ter ferramentas apropriadas, além do alto investimento, fatores que são agregados no preço da peça.

SEMI JOIAS

As semi joias possuem um processo de fabricação semelhante ao das joias, porém o material utilizado para a fabricação tem como base um metal não nobre, como o latão e o bronze. Após confeccionadas elas recebem uma cobertura de metal mais distinto, tornando a peça “banhada” ou “folheada” a ouro.

A diferença aqui é a resistência do material, que é mais simples e frágil que o material nobre da joia. Elas ficam parecidas, porém seu interior não é de material nobre !

Você sabe a diferença de qualidade das joias e semi joias?

A beleza e o glamour de uma joia ou semi joia não estão apenas no material do qual ela foi confeccionada, nem nos entalhes e elementos colocados no acessório. É necessário também ficar atendo à qualidade do acabamento do acessório.

As joias possuem uma facilidade maior em conseguir um bom acabamento. Muitas vezes, isso acontece devido a alta maleabilidade dos materiais nobres e a altos critérios de processamento e controle de qualidade.

Já as semi joias, por utilizarem materiais menos maleáveis, necessitam de um maior esforço na obtenção do acabamento perfeito, porém é possível conseguí-lo com um bom profissional.

Como é o tempo de durabilidade das joias e semi joias?

As joias e semi joias são diferentes em mais um aspecto, referente à durabilidade, que está diretamente ligada à quantidade de material nobre presente no acessório.

Então já que as semi joias são confeccionadas com material não nobre , tornam-se menos duráveis, apresentando maior sensibilidade aos riscos e à alteração de cor, necessitando muitas vezes de reparos, como o polimento e a adição de mais camadas do material nobre.

Portanto quanto maior a quantidade de material nobre, maior a durabilidade do produto.

Os valores das joias e semi joias

O preço das joias é mais alto em comparação ao das semi joias, devido ao fato de serem confeccionadas com metais nobres e de pedras preciosas. São muitos os fatores que podem agregar preço ao objeto, seja a quantidade do material, o tipo de lapidação da pedra ou diamante, o acabamento e, também, a marca.

As semi joias possuem preços variados por serem mais baratas, porém dependendo do acessório os preços podem chegar perto ao das joias.Os valores que encarecem a peça são os mesmos das joias. Mas vale lembrar que, ao comprá-las, é importante ter em mente a relação entre custo e benefício.

Você sabe como identificar e diferenciar uma joia de uma semi joia?

Por mais semelhantes que possam parecer, é fácil identificar e diferenciar uma joia de uma semi joia:

O acabamento da peça diz tudo. Como dito anteriormente, as joias possuem um acabamento melhor do que as semi joias.

Se você conhece o logista e a marca, é fácil saber o tipo de peças que trabalha !

Desconfie dos preços: se a joia está saindo barata demais, desconfie. Devido ao uso de materiais de qualidade, os valores são, por consequência, mais altos.

One thought on “A diferença entre Joia e Semi Joia”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *